Em 6ª final na Arena, Corinthians tenta fazer o que não conseguiu em Dérbis
O estádio é um dos trunfos na decisão da Copa do Brasil, e o time alvinegro busca uma vitória que seria inédita para abrir vantagem em uma disputa de título
Por Folhapress Publicado 11/10/2022 Vitor Pereira, novo técnico do Timão na Partida entre São x Corinthians pelo campeonato Paulista no estádio Morumbi. (Foto: Ronny Santos/Folhapress)
A partida contra o Flamengo, nesta quarta-feira (12), é a sexta vez em que o Corinthians joga uma final na Neo Química Arena. O estádio é um dos trunfos na decisão da Copa do Brasil, e o time alvinegro busca uma vitória que seria inédita para abrir vantagem em uma disputa de título.
Até hoje o Corinthians disputou cinco finais de campeonato em sua Arena. Três delas foram finalíssimas, ou seja, os jogos de volta que decidiam o título. As outras duas foram em partidas de ida, como a desta quarta-feira contra o Flamengo.
Nestas duas oportunidades, em um contexto bem específico, o Corinthians enfrentou o Palmeiras duas vezes e ainda não conseguiu vencer: em 2018 perdeu a ida e teve que reverter o resultado para ser campeão paulista, e em 2020 empatou a ida sem gols e dias depois amargou o vice nos pênaltis.
No geral, porém, o retrospecto é muito positivo. O Corinthians já disputou 54 jogos de mata-mata em sua Arena e em 37 vezes acabou classificado -ou campeão, como no tricampeonato paulista recente.
A grosso modo, o time se dá bem em duas de cada três encontros de mata-mata em que manda seu jogo na Arena -todos os números deste texto consideram apenas o time principal masculino.
NÚMEROS DOS MATA-MATAS NA ARENA
Dos 54 confrontos de mata-mata citados, foram 20 jogos de ida na Neo Química Arena, 26 jogos de volta e nove partidas únicas, ou seja, aquelas em que a classificação foi decidida em um só jogo.
É justamente nestes jogos únicos que o Corinthians tem seu melhor desempenho em casa nos mata-matas (oito classificações e uma só eliminação). Jogando a volta em casa, o clube alvinegro passou de fase 18 vezes e caiu sete. Jogando a ida na Arena, como nesta final contra o Flamengo, levou a melhor 11 vezes e acabou eliminado em nove.
ITAQUERA É UMA FORTALEZA NESTA COPA DO BRASIL
O Corinthians tem quatro vitórias em quatro jogos em casa nesta edição da Copa do Brasil. Venceu a Portuguesa-RJ por 2 a 0 na terceira fase, depois goleou Santos (4 a 0) e Atlético-GO (4 a 1) e nas semifinais venceu o Fluminense por 3 a 0.
Veja mais
Brasileiro
Botafogo vence no fim com gol de pênalti e aumenta a crise do São Paulo
Esportes
Verstappen é bicampeão da F1 em temporada incontestável
Esportes
Luva de Pedreiro diz que recebeu convite para jogar em grande clube
Esporte em Limeira
Campeã Paulista de 1986, Inter de Limeira comemora 109 anos
Esporte em Limeira
Pintado volta à Inter de Limeira após 16 anos
Participe da Programação da Educadora
WhatsApp: (19) 9 9222 5124 Telefone: (19) 2113 5020 Facebook.com/EducadoraAm Instagram.com/EducadoraAm Twitter.com/EducadoraAm