ENTRETENIMENTO

CRAS Vila Helena realiza ação em parceria com escola da rede municipal em referência ao Maio Laranja – Agência de Notícias

Fotos: Secid/Divulgação

A partir de uma parceria entre a Secretaria da Cidadania (Secid) e a Secretaria da Educação (Sedu), o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Vila Helena, ligado à Secid, realizou uma ação no Centro de Educação Infantil (CEI) 120 “Leda Therezinha Borghesi Rodriges”, no Jardim Novo Horizonte, em referência ao Maio Laranja. Trata-se de uma campanha nacional, de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil e que busca atuar preventivamente com esta causa.

Na escola da rede municipal de ensino, o técnico José Junior abordou, junto à equipe de trabalhadores da Educação, de forma abrangente, situações de violência contra crianças que podem ser identificadas pelos trabalhadores das escolas e, portanto, precisam estar atentos a todas as possibilidades de violência e exploração contra criança e adolescente, a fim de realizar o alerta, sempre que necessário.

Na ocasião, foi refletido com os participantes sobre o ciclo da violência, o impacto que a forma como fomos criados pode influenciar negativamente na normalização de situações que corroboram com a violência, bem como no exercício necessário do grupo de olhar para si e criar estratégias de fortalecimento da equipe na conquista de informação e condução das demandas apresentadas. O objetivo foi, portanto, instrumentalizar os profissionais da Educação e reforçar o trabalho em rede.

“É no espaço do dia a dia que as expressões da questão social aparecem e devem ser enfrentadas por todos nós, tanto os trabalhadores públicos bem como os munícipes atendidos, o que requer um movimento de fortalecimento no atendimento dos servidores e um processo continuado de formação da família, no que se refere a autonomia, responsabilidades e garantia de direitos, sobretudo, com o olhar mais direcionado às crianças e aos adolescentes”, conclui a coordenadora do CRAS Vila Helena, Rosana dos Santos Gonçalves.