Investimentos somam mais de R$ 1,3 milhões
O Campus Piracicaba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) celebrou, na noite desta quinta-feira (25), a inauguração de sua área de convivência e do Centro de Pesquisa e Inovação (Cepin) em Agropecuária Digital. Os recursos investidos nas obras somam mais de R$ 1,3 milhões.
Os dois novos espaços foram instalados em edificações, da década de 30, que foram restauradas. A área de convivência, que engloba quadra poliesportiva, copa, refeitório e local para descanso e lazer, está alocada em um antigo barracão de confinamento e engorda de gado construído em 1937 na antiga Fazenda Santa Rosa, onde hoje funciona o IFSP. Já o Cepin está situado no antigo paiol da mesma fazenda, e sua construção remonta ao ano de 1933.
O diretor-geral do Campus Piracicaba, Agnaldo Lorandi, conta que com a inauguração da área de convivência, a ideia é manter o aluno no campus, mas não só dentro da sala de aula. “Queremos que nossos estudantes convivam em espaços coletivos, inclusive tendo acesso a atividades lúdicas”, diz.
Aguinaldo ainda ressalta que o espaço de convivência foi instalado em um local com fácil acesso ao Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP), o que permitirá que os dois espaços estejam conectados. “O pessoal do parque vai poder frequentar o nosso espaço para fazer network com os alunos, contratar para estágio; então, a ideia é essa, integrar a comunidade”, explica o diretor.
O PTP ocupa uma área de 2,5 milhões de metros quadrados e tem o objetivo de promover informação tecnológica, estimular a cooperação entre centros de pesquisa, universidades e empresas, além de dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais.
Centro de Pesquisa em Agropecuária Digital
O Cepin de Piracicaba foi constituído em parceria com a Escola Superior de Agricultura (Esalq/USP) e visa trabalhar com conceitos que envolvem Internet das Coisas ( IOT) e inteligência artificial aplicado ao agro.
O reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, festeja o primeiro Cepin da instituição no segmento agropecuário. “É um centro de pesquisa inovador, numa área de extrema relevância para o nosso país, e nossos estudantes precisam conhecer esse universo, fazer pesquisa e inovação nessa área”, ressaltou.
Aguinaldo lembra que a agropecuária é uma das últimas fronteiras na área de tecnologia que faltava ao IFSP adentrar, e que as pesquisas serão voltadas ao agro digital. Segundo ele, a proposta é fazer uma intersecção entre instituições, com o IFSP entrando com a parte de tecnologia na área de elétrica, de mecânica, de automação, de TI e a Esalq, com a parte de agropecuária.
Confira as fotos da inauguração:
Para saber mais sobre a inauguração do Cepin de Piracicaba acesse aqui.