ENTRETENIMENTO

Conemac celebra a Extensão e a cultura com participação massiva de estudantes – IFSP

Encontro reuniu presencialmente cerca de 800 estudantes de diversos campi do IFSP

 


Chegou ao fim mais um Conemac. A 8ª edição do Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura, sediada pelo Campus Avaré, reuniu cerca de 1.250 estudantes, em participações presenciais e online, entre os dias 11 e 13 de setembro.

Nos três dias de evento, os participantes puderam acompanhar uma extensa programação guiada por temas como a valorização dos direitos humanos, da diversidade, do mundo do trabalho, da sustentabilidade, do meio ambiente, da ciência, da tecnologia, da arte e da cultura.

Foram dias intensos de atividades, com 189 trabalhos apresentados, inúmeras apresentações culturais; tudo isso, com a participação massiva de estudantes de pelo menos 38 campi do IFSP. Durante o evento, foram servidas mais de 700 refeições , além de 500 pizzas preparadas com a ajuda de estudantes. 

Pela primeira vez em um Conemac, a estudante do campus anfitrião Sara Emily saiu satisfeita com as inúmeras experiências proporcionadas pelo encontro. “Foi bem dinâmico e divertido. Também foi uma oportunidade de integração entre alunos de diversos campi e de mostrar o Campus Avaré, que tem uma estrutura maravilhosa”, comemora.

Luisa Roberta viajou mais de 6 horas, de Ilha Solteira a Avaré, para participar do evento. Isso só foi possível por conta das ajudas de custo para participação em eventos ofertados aos estudantes por meio de editais. “Foi uma oportunidade de conhecer pessoas novas, trocar experiências,  conectar-me com outros alunos e outras ideias”, diz. Assim com ela, que apresentou o trabalho “Tecendo Redes Insurgentes — Glossário Neabi Libras, centenas de outros estudantes tiveram a possibilidade de estar no encontro graças às ajudas garantidas pelo IFSP, que totalizaram cerca de R$ 45 mil e possibilitaram o financiamento de hospedagem e deslocamentos.

O Conemac retomou nesta edição o seu formato pré-pandemia, com grande participação estudantil e muitas atividades. Também incorporou em definitivo o tradicional Festival de Música do IFSP (Femufe). Em 2023, o evento já tinha acontecido presencialmente, no Campus São Paulo, mas em um formato bem menor. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Alves Scarazzati exalta o sucesso do encontro, que teve mais de 800 inscritos em participações presenciais. “A riqueza do Conemac está nas trocas. Os estudantes trazem suas histórias, eles se reconhecem na prática do outro, e daí surgem diálogos e novas ideias”.

Rafael ainda reconheceu o envolvimento tanto dos servidores do campus quanto da PRX, que se empenharam bastante para fazer tudo acontecer. “Foi emocionante, um sucesso”, finaliza.

Acessibilidade

Um destaque desta edição do Conemac foi a presença de tradutores e intérpretes de Libras, que estiveram no evento para garantir acessibilidade na abertura e em todas as atividades que tinham participantes surdos. O intérprete de Ilha Solteira Willian Veloso enalteceu a iniciativa e torce para que a prática se torne comum nos eventos da instituição: “que sempre tenha, que não falte”.

Segundo o servidor surdo do Campus Ilha Solteira Erliando Felix, graças à acessibilidade no Conemac, a comunidade surda teve oportunidade de conhecer as ações de extensão desenvolvidas em diferentes campi do Instituto.

Leia também:
Acompanhe a programação do último dia de Conemac