ENTRETENIMENTO

Mato Grosso do Sul marca presença na Semana Criativa de Tiradentes com o Projeto Pantaneira – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul será destaque na 8ª Semana Criativa de Tiradentes, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de outubro, na histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. A participação do estado acontece por meio do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da FCMS (Fundação de Cultura) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

O evento é conhecido por valorizar o artesanato, o design, a arquitetura, a gastronomia e o estilo de vida brasileiro, reunindo atividades que vão de palestras a exposições, oficinas, lançamentos de livros e feiras de design e de pequenos produtores. 

Nesta edição, o estado marcará presença com o lançamento do livro ‘A Pantaneira’, uma exposição baseada na obra e um bate-papo sobre o projeto que está transformando o artesanato e a cultura pantaneira. 

Lançamento do livro

A principal participação sul-mato-grossense será o lançamento do livro A Pantaneira, que acontece na quinta-feira (17), às 15h (horário de Brasília), na Casa Criativa. A obra apresenta o Ato 1 do Projeto Pantaneira e traz uma coleção de belas imagens e relatos das vivências e trocas de saberes realizadas entre comunidades tradicionais do Pantanal e o designer Rodrigo Ambrosio, pesquisador e idealizador do projeto. 

Livro A Pantaneira destaca a riqueza do artesanato e saberes tradicionais do Pantanal

O livro documenta as expedições que resultaram na criação de novos artefatos artesanais inspirados nas tradições pantaneiras, especialmente as matrizes originárias das etnias Terena, Kinikinau e Kadiwéu.

Na ocasião, haverá um bate-papo e uma sessão de autógrafos com Rodrigo Ambrosio e seus parceiros de projeto: Katienka Klein, gerente de desenvolvimento das atividades artesanais da FCMS; Evelin Perdomo, artesã multidisciplinar e designer, e Patrícia Fecci, gerente de marketing e especialista em cores da Tintas Sherwin-Williams. 

Exposição

Outro destaque será a exposição A Pantaneira, baseada no livro, que também estará em exibição durante a Semana Criativa. A mostra apresenta o resultado de três anos de pesquisas e expedições conduzidas em municípios sul-mato-grossenses como Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Ladário, Miranda e Porto Murtinho.

As vivências nesses locais envolveram povos indígenas Terena (das aldeias Babaçu, Ipegue, Limão Verde e Tarumã), Kinikinau (Vila São Miguel, na aldeia Mãe Terra) e Kadiwéu (aldeia Alves de Barros), permitindo a criação de novos produtos artesanais ligados às raízes culturais e ao cotidiano do Pantanal.

Rodrigo Ambrosio descreve o projeto como “um mergulho profundo nas nuanças naturais, étnicas e culturais do bioma e seu cotidiano”. A exposição celebra o artesanato e os saberes enraizados no Pantanal, ao mesmo tempo em que aponta para o futuro dessas tradições. 

“A Pantaneira é um mergulho profundo nas nuanças naturais, étnicas e culturais do bioma e seu cotidiano. Revela um olhar sobre os saberes enraizados e integrados ao ambiente alagado. Uma ode às tradições e ao fazer artesanal, que apontam, ao mesmo tempo, para as origens e para o futuro”, relata Ambrosio. 

Além disso, os visitantes poderão adquirir produtos artesanais na loja montada no Mercado, no Espaço Raízes, que reunirá expositores de diferentes regiões. 

Bate-papo 

Mais um grande momento aguardado é o bate-papo “Projeto Pantaneira: artesanato, pessoas, cores e temáticas do Pantanal”, que acontecerá no sábado (19), às 11h. Rodrigo Ambrosio se juntará a Katienka Klein, Evelin Perdomo e Bruna Medeiros, artesã da faixa pantaneira e representante do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro, para discutir as expedições, oficinas criativas e pesquisas realizadas durante o desenvolvimento do projeto. 

O bate-papo tem por objetivo proporcionar uma imersão no cotidiano e no fazer manual do Pantanal, com o objetivo de compartilhar as lições e aprendizados adquiridos ao longo dos três anos de execução do Projeto Pantaneira.

Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, a presença de Mato Grosso do Sul na Semana Criativa de Tiradentes reforça o compromisso do estado com a valorização e preservação das tradições culturais e etnias. 

“É um evento que nos permite apresentar ao Brasil a riqueza dos saberes ancestrais do Pantanal, promovendo a continuidade das práticas artesanais que são fundamentais para a identidade da nossa região. Estamos levando o Projeto Pantaneira a um palco nacional para destacarmos nossa cultura e fomentarmos o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, ampliando suas oportunidades e garantindo que suas histórias e talentos sejam reconhecidos e valorizados”. 

Gerente de Desenvolvimento das Atividades Artesanais da FCMS), Katienka Klain compartilha como o projeto Pantaneira nasceu e se expandiu para atender os artesãos pantaneiros e os povos indígenas que fazem parte dessa rota cultural.

“O projeto começou a ser visualizado em 2022, aproveitando a visibilidade da novela Pantanal. Queríamos criar uma linha de produção que refletisse a riqueza do artesanato pantaneiro, e essa visão se expandiu para incluir a população indígena local”. 

Ela também enfatizou a importância de duas imersões realizadas. “Na primeira, em Aquidauana, Miranda e Corumbá, conseguimos capacitar os artesãos locais e desenvolver produtos que representassem suas tradições. A segunda imersão foi fundamental para estabelecer um contato mais profundo com as comunidades indígenas, permitindo que suas práticas e saberes fossem incorporados ao projeto. Com isso, fortalecemos os laços entre as comunidades e a cultura local, e estamos muito esperançosos de que essa exposição amplie ainda mais o acesso ao nosso artesanato e a visibilidade das nossas tradições”. 

Katienka destaca que a exposição na Semana Criativa de Tiradentes é uma oportunidade para abrir novos mercados e promover o artesanato sul-mato-grossense no cenário nacional.

“A Semana Criativa de Tiradentes se consolidou como um dos principais eventos de visibilidade do artesanato brasileiro, promovendo o lançamento de uma diversidade de produtos e cores que refletem a riqueza da nossa cultura. Nosso objetivo é inserir o artesanato de Mato Grosso do Sul nas principais casas e lojas do setor, tornando nossas peças acessíveis ao público e atraentes para designers e arquitetos. Ao apresentar o trabalho de nossos artesãos nesse evento, estamos abrindo portas para que suas criações sejam valorizadas e integradas a projetos de decoração e design, ampliando o reconhecimento das tradições e saberes do nosso Estado”. 

Serviço

Quinta-feira (17)

10h – Mercado – Espaço Raízes

11h – Abertura da exposição “A Pantaneira” – Prédio do Iphan

15h – Lançamento do livro “A Pantaneira” – Casa Criativa

Sábado (19)

11h – Bate-papo “Projeto A Pantaneira”, com o designer Rodrigo Ambrósio, a designer Evelin Perdomo, a artesã Bruna Medeiros Cordeiro e a gerente de artesanato da FCMS, Katienka Klain – Espaço Raízes

A programação completa da Semana Criativa em Tiradentes e demais detalhes podem ser conferidos neste link.

Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto de destaque: Ricardo Gomes/Setesc