Ícone do site A ÚNICA FUTEBOL

Operação Ferro-Velho interdita cinco estabelecimentos irregulares em Sorocaba – Agência de Notícias



8 de janeiro de 2025

10:59

Por: Eduardo Santinon, Verônica Ferreira

 

 

Fotos: Seplan/GCM

 

A Prefeitura de Sorocaba realizou “Operação Ferro-Velho” e interditou temporariamente cinco estabelecimentos que operavam irregularmente, sendo um deles na segunda-feira (6) e quatro na terça-feira (7). A ação visa coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto, bem como checar denúncias e identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo.

A iniciativa contou com a atuação integrada do Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan); da Guarda Civil Municipal (GCM), além do Setor de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES).

Os estabelecimentos autuados e interditados estão localizados nos bairros: Jardim Piratininga, Vila Haro, Jardim Maria do Carmo, Vila Fiori e Vila Barão. Eles somente poderão reabrir, após regularizarem a situação administrativa.  A ação também contemplou um endereço no bairro Barcelona, que operava legalmente.

Na primeira ação, na segunda-feira (6), o estabelecimento no Jardim Piratininga foi multado e novamente interditado por falta de licença de funcionamento. No dia seguinte, a interdição foi na Vila Barão, assim como em ferros-velhos na Vila Haro e no Jardim Maria do Carmo, ainda intimados pela Zoonoses a promover adequações. Aquele na Vila Fiori, inclusive, recebeu autuação desse setor ligado à SES.

Somente em 2024, até meados de dezembro, 190 ferros-velhos foram fiscalizados, sendo emitidos cerca de 90 autos de infração, entre multas e notificações, e 15 interdições.

O contato da população para denúncias pode ser feito pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento (24 horas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156 (Ouvidoria Geral do Município); ou, ainda, pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).

Sair da versão mobile