As comunidades no Rio de Janeiro vão receber novos serviços da Prefeitura. A partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) e a Federação Municipal das Associações de Favelas do Rio de Janeiro (FAF-RIO), a caravana do Favela Empreendedora chega, no próximo sábado (25/1), ao número 1.086 da Avenida Vicente de Carvalho, Rua F, no campo do Ipase, ao lado da Clínica da Família Ana Maria da Conceição dos Santos Correia, no bairro Vila Kosmos.
Além do cadastramento de currículos no banco de oportunidades da secretaria, os trabalhadores e trabalhadoras poderão tirar dúvidas sobre carteira de trabalho, seguro-desemprego e como se tornar um microempreendedor individual (MEI). De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Manoel Vieira, a ideia é levar a caravana todo mês para uma região. O número de comunidades atendidas irá variar de acordo com a área.
Como o atendimento está sujeito a senhas, é bom chegar cedo. Os serviços serão realizados das 9h às 13h. Quem quiser se inscrever no banco de oportunidades da SMTE deve levar identidade, CPF, carteira de trabalho, PIS e currículo.
– Além dos serviços, vamos fazer um levantamento para saber quais são os cursos de qualificação que os trabalhadores e trabalhadoras gostariam que levássemos para as comunidades. É importante a escuta para identificarmos os anseios da população, para que ela esteja melhor preparada para enfrentar os crescentes desafios no mercado de trabalho – disse o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira, que se reuniu, na semana passada, com representantes da FAF-RIO para discutir parcerias em projetos que vão beneficiar os cariocas.